Hábito de colocar fogo em lixo e terrenos também produz fuligens, que geralmente são atribuídas à queima da da cana
Com o aumento das temperaturas e a queda da umidade do ar para níveis críticos, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, as queimadas em lotes e lixo se tornam um grave problema ambiental e de saúde pública em Ribeirão Preto.
Riscos à Saúde
O ambientalista Paulo Finotti alerta para os perigos das queimadas à saúde da população. O bancário Márcio Beltrame relata problemas respiratórios como consequência direta da fumaça. A dona de casa Regina Medeiros descreve a situação em seu lar: suas roupas ficaram cobertas de fuligem, exigindo retrabalho e desperdício de água.
Fiscalização e Ações Preventivas
Marco Antônio Artuso, gerente da CETESB em Ribeirão Preto, afirma que a fiscalização para coibir as queimadas urbanas já está em andamento. Ele destaca a importância da participação da população em ações preventivas.
Leia também
Consequências Legais
Queimar matas ou florestas é crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos, além de processos criminais e multas de R$ 1.000,00 por hectare. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (16) 3617-4700 (CETESB).
O último final de semana foi marcado por diversas reclamações de queimadas na cidade, deixando moradores impactados com a fumaça e os danos causados às suas propriedades. A situação demonstra a necessidade urgente de conscientização e combate às queimadas para proteger a saúde e o meio ambiente.



