CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem comprar carro novo já pode escolher números e letras da placa

Iniciativa do Detran-SP vale para todas as cidades paulistas; comprador poderá escolher entre 20 combinações, sem custo
comprar carro novo
Iniciativa do Detran-SP vale para todas as cidades paulistas; comprador poderá escolher entre 20 combinações, sem custo

Iniciativa do Detran-SP vale para todas as cidades paulistas; comprador poderá escolher entre 20 combinações, sem custo

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo lançou uma iniciativa que permite aos motoristas do estado personalizar as placas de seus veículos. A nova opção oferece aos proprietários a chance de escolher combinações de letras e números que tenham significado pessoal.

Como Funciona a Personalização?

De acordo com Israel Alexandre de Souza, diretor de veículos do Detran, a mudança surgiu da demanda popular por placas personalizadas. Anteriormente, o sistema oferecia 20 combinações aleatórias gratuitas, mas muitos motoristas desejavam incluir datas de aniversário, iniciais de nomes ou outras referências pessoais. A proposta foi levada à Assembleia Legislativa, que estabeleceu uma taxa para cobrir os custos de desenvolvimento do sistema.

Custos e Opções Disponíveis

A taxa para a personalização da placa é de R$ 91,18. Quem não optar pela personalização continua a ter acesso às 20 opções aleatórias sem custo adicional. É importante notar que a personalização só é possível no primeiro emplacamento do veículo, quando ele é registrado como zero quilômetro. A placa acompanha o veículo durante toda a sua vida útil, independentemente de transferências ou mudanças de estado.

Entendendo o Sistema de Emplacamento

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já havia dividido as faixas de placas no início do modelo atual. São Paulo, por ser o estado mais populoso, possui uma ampla gama de combinações reservadas, como as de BGA a GKI. Ao escolher uma placa personalizada, o cidadão deve garantir que ela nunca tenha sido utilizada antes.

A placa funciona como um RG do veículo e não pode ser alterada posteriormente, mesmo que o proprietário troque de carro. Essa característica difere do sistema de outros países, como os Estados Unidos, onde a placa é vinculada ao proprietário e pode ser transferida entre veículos.

A iniciativa do Detran-SP visa atender ao desejo dos motoristas de expressar sua individualidade por meio de seus veículos, oferecendo uma opção adicional no processo de emplacamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.