Prova será aplicada neste domingo (12); confira como deve proceder os estudantes que não compareceram na semana passada
Neste domingo, ocorreu a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova crucial para quem busca ingresso na universidade. A especialista Viviane Abreu trouxe esclarecimentos importantes para os candidatos.
Segunda Chance e suas Regras
Para quem perdeu a primeira prova por motivos logísticos como falta de energia no local ou enchentes, a segunda aplicação é permitida. Entretanto, atrasos ou problemas não previstos no edital permitem a realização da prova, mas a nota não será considerada para a disputa de vagas, servindo apenas como treino para o próximo ano. A nota será divulgada em boletim individual de desempenho.
Informações Essenciais para o Dia da Prova
O pedido de reaplicação da prova, para aqueles que se enquadram nos critérios mencionados, deve ser feito entre terça e sexta-feira da semana seguinte, na página do participante. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. A prova inicia às 13h30 e tem duração de cinco horas, com término às 18h30. Alunos com necessidades especiais têm tempo adicional. É crucial levar a declaração de comparecimento, caso necessário, pois o Inep não a fornece posteriormente à prova.
Resultados e Considerações Finais
O resultado do Enem está previsto para 16 de janeiro. As notas são utilizadas para ingresso em universidades públicas e particulares, bolsas de estudo pelo Prouni e financiamento estudantil (Fies). A eliminação de mais de quatro mil candidatos no primeiro dia reforça a importância da leitura atenta do edital, disponível em enem.inep.gov.br. É fundamental conhecer as regras para evitar problemas futuros.



