Rico em vitamina E, excelente para a digestão… óleo ajuda até mesmo na diminuição do colesterol ruim no organismo; saiba mais!
O azeite de oliva: um ingrediente saboroso e repleto de benefícios para a saúde.
Benefícios nutricionais do azeite de oliva
Rico em ácido oleico (gordura monoinsaturada), o azeite é fundamental para a absorção de vitaminas. Além disso, contém compostos fenólicos, tocoferóis e vitamina E, contribuindo para a saúde cardiovascular ao diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Suas propriedades anti-inflamatórias e efeito levemente laxante também são destaques.
Cuidados com o aquecimento do azeite
Embora benéfico, o azeite perde alguns antioxidantes quando aquecido em altas temperaturas por muito tempo. O aquecimento rápido, como na adição ao final do preparo de legumes, não compromete significativamente suas propriedades. Frituras prolongadas em imersão, no entanto, devem ser evitadas.
Leia também
Como escolher um bom azeite de oliva
Para garantir a qualidade, opte por azeites extravirgens com acidez máxima de 0,5% e índice de peróxido inferior a 20%. Quanto menores esses valores, maior a preservação dos antioxidantes e menor a rancificação. Evite azeites compostos, que geralmente misturam azeite com óleos refinados de qualidade inferior, e considere o azeite de abacate como uma alternativa saudável, embora mais cara.
O azeite de oliva extravirgem é um excelente aliado à saúde, mas seu consumo deve ser moderado devido ao seu teor calórico. Incorporá-lo com moderação na alimentação, como tempero de saladas ou em receitas como patês, garante seus benefícios sem comprometer a dieta. A manteiga de azeite também surge como uma alternativa saudável à manteiga tradicional.