CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem não gosta de um docinho, não é mesmo?! Mas o consumo exagerado pode causar problemas!

Sobre os efeitos do açúcar no organismo, ouça o pesquisador titular da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, na coluna 'Com Ciência'
Quem não gosta de um docinho
Sobre os efeitos do açúcar no organismo, ouça o pesquisador titular da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, na coluna 'Com Ciência'

Sobre os efeitos do açúcar no organismo, ouça o pesquisador titular da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, na coluna ‘Com Ciência’

Com a chegada de dezembro, Quem não gosta de um docinho,, período marcado por festas e confraternizações, cresce o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, o que pode trazer prejuízos à saúde quando consumidos em excesso. O pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Estabe, explica os impactos do consumo excessivo de açúcar e a importância de moderar sua ingestão.

Consumo recomendado e efeitos do açúcar

Segundo Estabe, a Organização das Nações Unidas recomenda o consumo diário de até 30 gramas de açúcar para homens e mulheres. No entanto, a população geralmente consome quantidades superiores, principalmente devido ao alto consumo de alimentos ultraprocessados e doces. Esse excesso contribui para o aumento de peso, fadiga e indisposição.

O açúcar e o cérebro: O pesquisador destaca que o açúcar processado, como o da cana-de-açúcar, ativa áreas do cérebro relacionadas à sensação de satisfação, o que pode aumentar o desejo por mais açúcar. Esse efeito torna difícil abandonar o consumo de alimentos adoçados, mesmo aqueles que não contêm açúcar refinado.

Açúcares naturais versus açúcares processados: Estabe diferencia os açúcares naturais presentes em alimentos como batata, batata-doce, milho e frutas, que são digeridos de forma mais lenta e saudável, dos açúcares refinados, que tendem a ser convertidos em gordura pelo organismo. Ele recomenda reduzir gradualmente o consumo de açúcar processado para evitar sintomas de abstinência, comparando o açúcar a uma droga em termos de dependência.

Frutas e outros açúcares benéficos: Além dos carboidratos, as frutas contêm frutose, um tipo de açúcar natural benéfico para o corpo. O leite também possui um açúcar natural chamado lactose, além de ser fonte de gordura e proteína. Estabe ressalta que a melhor forma de consumir açúcar é por meio desses alimentos naturais, evitando os ultraprocessados que contêm adição de açúcar e gordura.

Informações adicionais

Sobre um aumento recente de casos de gripe na região de Ribeirão Preto, Estabe informou que está circulando um vírus que causa faringite, resultando em sintomas como rouquidão e perda de voz. Apesar do desconforto, o vírus não é considerado grave e o repouso e hidratação são recomendados para a recuperação.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.