Imunização é destinada às pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença; Neste ano, são 489 casos em Ribeirão
Ribeirão Preto recomenda o uso de máscaras em unidades de saúde devido ao aumento de casos de síndromes grippais e Covid-19.
Grupos Prioritários para Vacinação contra Covid-19
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto reforça a importância da vacinação contra o coronavírus, especialmente para grupos prioritários. Estes grupos incluem crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos (três doses), pessoas acima de 60 anos (reforço a cada seis meses), imunossuprimidos (reforço a cada seis meses), gestantes e puérperas (reforço a cada seis meses), pessoas em instituições de longa permanência (reforço a cada 12 meses), indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, detentos, funcionários do sistema penitenciário, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua. Aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal (primeira e segunda doses) também devem procurar um posto de saúde.
Importância da Vacinação e Proteção Coletiva
Embora o cenário atual seja de relativa tranquilidade, a Secretaria de Saúde alerta para a importância de manter a vacinação em dia. A vacinação contribui para a redução da circulação do vírus e protege os grupos mais vulneráveis de casos graves, mesmo com a percepção de sintomas mais leves atualmente. A imunização é um ato de proteção individual e coletiva, essencial para a manutenção da saúde pública.
Leia também
A situação de normalidade vivenciada atualmente é resultado direto da alta adesão à vacinação em campanhas anteriores. A recomendação do uso de máscaras em unidades de saúde, combinada com a vacinação dos grupos prioritários, visa a mitigar os riscos e proteger a população.



