CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quem será o presidente da Câmara de Ribeirão Preto?

Jean Corauci e Renato Zucoloto são os principais candidatos ao posto; ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
presidente Câmara Ribeirão Preto
Jean Corauci e Renato Zucoloto são os principais candidatos ao posto; ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Jean Corauci e Renato Zucoloto são os principais candidatos ao posto; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Neste primeiro bloco do Giro CBN, acompanhamos os destaques da política local com Marcelo Fontes.

Disputa pela Presidência da Câmara

A eleição para a presidência da Câmara Municipal está prevista para o dia 29 de novembro. A disputa principal se concentra entre Jean Corausse e Renato Zucolotto, com outros nomes como Elisão Rocha e Franco Ferro concorrendo. Um acordo anterior entre vereadores previa uma sucessão, mas a reeleição de Alessandro Maraca em 2022 alterou os planos. A dúvida atrásra é se Jean Corausse assume em 2023, ou se Renato Zucolotto mantém a vaga conforme o acordo anterior. A decisão será tomada pelo bloco majoritário na Câmara, que exclui apenas o PT e o PSOL.

Importância da Presidência da Câmara

A presidência da Câmara Municipal é um cargo de grande importância, ocupando o terceiro lugar na linha sucessória da cidade, após o prefeito e o vice-prefeito. O presidente também atua como porta-voz do legislativo, ganhando grande visibilidade e protagonismo.

Déficit do IPM e Repasse da Prefeitura

A prefeitura encaminhou um projeto à Câmara pedindo autorização para repassar R$ 65 milhões ao Instituto de Previdência dos Municípios (IPM), elevando o repasse total para R$ 279 milhões em 2022. Esse aumento se deve a ações judiciais, revisões de benefícios e a inclusão do DAIRP, além do reajuste de 10,6% concedido a servidores, aposentados e pensionistas. A Câmara deve aprovar o repasse para evitar atrasos de pagamento, mas a situação evidencia a necessidade de discutir mudanças nas contribuições para evitar déficits futuros.

A situação política da cidade segue em debate, com acordos sendo revistos e novas alianças sendo formadas. A eleição da presidência da Câmara e a questão do déficit do IPM são pontos cruciais que demandam atenção nos próximos dias.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.