CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quinto lote de vacinas contra H1N1 foram repassadas novamente com atraso

Novas doses só devem chegar a Ribeirão Preto na segunda ou terça-feira para os últimos dias da campanha
vacinas contra H1N1
Novas doses só devem chegar a Ribeirão Preto na segunda ou terça-feira para os últimos dias da campanha

Novas doses só devem chegar a Ribeirão Preto na segunda ou terça-feira para os últimos dias da campanha

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Ribeirão Preto enfrenta um novo revés. O quinto lote de vacinas, aguardado com expectativa, chegará com atraso, interrompendo temporariamente a imunização na cidade.

Campanha de Vacinação Suspensa Temporariamente

De acordo com Maília Fernanda de Oliveira, gerente do programa de imunização, a campanha será retomada somente na próxima semana. O atraso deixará Ribeirão Preto com os estoques de vacina zerados por pelo menos três dias. A previsão inicial era de que o lote chegasse na quarta-feira, mas a informação atual é de que ele chegará ao regional de Ribeirão Preto e será entregue ao município entre segunda e terça-feira da próxima semana.

Falta de Informação e Prorrogação da Campanha

Além do atraso na entrega, o programa de imunização local ainda não recebeu informações oficiais sobre a quantidade de vacinas que virão no novo lote, nem sobre a prorrogação da campanha, que deveria ter se encerrado hoje. Apesar da falta de comunicação formal, a prorrogação é inevitável para garantir que a população seja atendida. Em geral, as campanhas são estendidas por uma ou duas semanas.

Baixa Adesão entre Gestantes

Até o momento, Ribeirão Preto atingiu 74% da meta mínima de vacinação contra o vírus influenza. Entre os grupos prioritários, as gestantes apresentaram a menor procura pela vacina, com menos de 40% de adesão. Maília Fernanda de Oliveira reforça a importância da vacinação para gestantes, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê, e pede que procurem os postos assim que o novo lote estiver disponível.

O departamento de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado confirmou o atraso, atribuindo a responsabilidade ao Ministério da Saúde. A informação é de que algumas cidades paulistas já atingiram a meta de vacinação, e os municípios que ainda não o fizeram devem continuar a campanha.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.