Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
A prefeitura de Morro Agudo ampliou o período de racionamento de água de 3 para 11 horas diárias devido à persistente falta de chuva e à drástica redução no nível da principal represa que abastece a cidade. A medida, que visa conter o esgotamento do reservatório, já está em vigor.
Racionamento Ampliado e Medidas Adicionais
Desde a última quinta-feira, o corte no abastecimento ocorre em dois períodos: das 22h às 5h e das 13h às 16h, inclusive nos finais de semana. Anteriormente, o racionamento de 3 horas diárias já estava em vigor há um mês, porém, mostrou-se insuficiente para estabilizar o nível da represa. Para garantir a captação de água, a prefeitura precisou instalar um cano que se estende 15 metros adentro da represa, uma vez que o ponto original de captação secou.
Justificativa da Prefeitura e Multas por Desperdício
William Jorge, assistente da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, explicou que a ampliação do racionamento se deve à rápida diminuição do nível do reservatório, que está baixando cerca de 1 centímetro por dia. A prefeitura também está aplicando multas para moradores que não economizam água. As multas, no valor de R$50,00, são aplicadas desde fevereiro e aumentam para R$100,00 em caso de reincidência. Já foram aplicadas aproximadamente 500 multas.
Leia também
Desafios e Perspectivas
Questionado sobre a capacidade da represa de abastecer a população até o período chuvoso, William Jorge expressou otimismo, desde que haja colaboração da população e conscientização sobre a importância da economia de água. A área mais afetada pelo racionamento é a que recebe a captação superficial, correspondendo à metade da cidade. A prefeitura também está utilizando caminhões pipa para abastecer alguns prédios e escolas, além de ter intensificado a fiscalização para evitar o desperdício.
A administração municipal apela para a colaboração da população para superar este período crítico.



