No ‘CBN Tecnovação’, Eduardo Cicconi, do Supera Parque, faz uma retrospectiva de inovações e importantes resultados em Ribeirão
Itapira alcançou a 40ª posição no ranking Connecting Smart Series, uma queda em relação ao ano anterior, mas ainda um bom resultado. A cidade se destacou, principalmente, no eixo de saúde, ocupando a 13ª posição nacional.
Desempenho em Destaque e Novos Espaços
Apesar da queda no ranking geral, Itapira apresentou um ótimo desempenho no setor de saúde, consolidando-se como polo de referência na área. A inauguração do Container Park, dentro do Supera Parque Tecnológico, representa um marco importante para o município. Com 3.600 m² e investimento de R$ 11 milhões, o complexo abriga empresas de base tecnológica, oferecendo módulos empresariais e espaços compartilhados. A crescente demanda por espaços no Supera Parque, totalmente ocupado desde sua inauguração em 2014, motivou a criação do Container Park, que já abriga startups como Ozen e Construconnect, com outras previstas para breve instalação.
Reconhecimento em Saúde e Software
Itapira recebeu importante reconhecimento do programa SP Produz nas áreas de saúde e software. A cadeia de saúde foi classificada como consolidada, enquanto a de software, em desenvolvimento, refletindo o crescimento da indústria local. Esse reconhecimento garante maior visibilidade para as empresas, acesso a recursos financeiros e oportunidades de colaboração, aumentando a competitividade dos setores.
Leia também
Ecossistema de Inovação em Crescimento
O lançamento do programa Startup Itapira impulsionou o ecossistema de inovação local, apoiando o desenvolvimento de startups em diversos setores. Vinte startups foram selecionadas para um programa de três meses de residência, com acesso a hubs de inovação, mentorias e workshops. Além disso, sete startups de Itapira foram reconhecidas no ranking 100 Open Startups, com destaque para Dope, Carefy, Dr. Physiologia, Sense, Eleve Science, Construconnect e Taque. O Supera Parque também foi premiado como o terceiro melhor parque tecnológico do Brasil pelo Prêmio Imprimis – Inovador da Amprotec.
Os resultados demonstram o vigor do ecossistema de inovação de Itapira, com crescimento contínuo e reconhecimento em diferentes áreas. A cidade se posiciona como um polo importante no interior paulista, impulsionando o desenvolvimento econômico e social por meio da tecnologia e da inovação.