O ranking foi feito no ano passado; Ribeirão está em uma posição honrosa segundo o gerente de desenvolvimento do Supera Parque
A CBN, em sua retrospectiva de 2021, destacou os principais avanços em inovação na região de Ribeirão Preto. Com a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação, liderada por Eduardo Molina, a cidade impulsionou ações como a simplificação de leis, promoção de eventos e a viabilização de espaços para empresas.
Ribeirão Preto no Ranking de Inovação
Em 2021, Ribeirão Preto se destacou em rankings nacionais de inovação e empreendedorismo. No Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), ficou na 11ª posição entre os 100 maiores municípios brasileiros. No ranking Connect Smart Series, que avalia cidades inteligentes, ocupou a 18ª posição, subindo três posições em relação a 2020. Esses resultados refletem a força do ecossistema de inovação local.
Ecossistema de Inovação de Ribeirão Preto
Um mapeamento realizado em parceria pelo Supera Parque e pela Liga de Empreendedores de São Carlos revelou a existência de 481 startups na região metropolitana de Ribeirão Preto e São Carlos. Desse total, 27% atuam em tecnologia da informação e comunicação, seguidas por healthtech e edtech. A maioria dos empreendedores tem entre 35 e 40 anos, e quase metade das startups foram criadas entre 2018 e 2020.
Leia também
Startups Destaques em 2021
Diversas startups locais se destacaram em 2021, recebendo prêmios, tendo projetos aprovados em editais ou figurando em rankings nacionais. Entre elas estão a Avita (síntese de insumos farmacêuticos), Altas (automação no agro), Incito (impressão 3D com células-tronco), Auncus (diagnósticos moleculares para oncologia), Kidop (sistemas de informação para saúde), Bioeps (app para conectar pacientes e equipes de saúde), VX (automação de viagens corporativas) e Gdunk (avaliação de fornecedores). A Biopolics, que desenvolve biomateriais biodegradáveis, foi reconhecida como startup de destaque em sustentabilidade.
O ano de 2021 mostrou um cenário positivo para a inovação em Ribeirão Preto, com crescimento no número de startups e reconhecimento em rankings nacionais. A expectativa é de que esse desenvolvimento continue em 2022 e anos seguintes, impulsionando a economia local e melhorando a vida da população.