Confira as posições do ‘Connected Smart Cities’ com Dalton Marques na coluna ‘CBN Tecnovação’
Ribeirão Preto se destaca entre as cidades brasileiras mais inteligentes, segundo o ranking Connected Smart Cities 2021.
Desempenho de Ribeirão Preto no Ranking
O estudo da Ludan System analisou 677 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Ribeirão Preto alcançou uma posição entre as cinco melhores cidades do Brasil e ficou no top 30 do ranking geral, evoluindo três posições em relação ao ano anterior. A cidade também se destacou regionalmente, ocupando a 14ª posição no Sudeste e a 10ª posição em relação às cidades paulistas.
O que define uma Cidade Inteligente?
O conceito de smart city evoluiu ao longo do tempo. Inicialmente, focava no uso de tecnologias de informação e comunicação. Atualmente, a participação da população nas decisões e a sustentabilidade são cruciais. Uma cidade inteligente investe em tecnologias para melhorar a vida da população, impulsionar o crescimento e garantir a sustentabilidade, utilizando recursos naturais de forma eficiente. O uso de sensores para monitoramento, aplicativos para serviços públicos e a participação da comunidade nas decisões são exemplos de ações que contribuem para uma cidade inteligente.
Leia também
Aprendizados com outras Cidades Inteligentes
São Paulo continua sendo a referência no ranking, seguida por capitais como Florianópolis, Curitiba, Brasília e Vitória. Cidades menores como São Caetano do Sul, Barueri e Santos também se destacam, demonstrando que investimentos em planejamento urbano e mobilização da máquina pública geram resultados positivos. Na região de Ribeirão Preto, além da própria cidade, Barueri e São Carlos também aparecem no ranking. Embora Ribeirão Preto tenha alcançado uma boa posição, há espaço para aprendizado com outras cidades, analisando seus pontos fortes e buscando melhorias.
O ranking Connected Smart Cities oferece um dashboard online com informações detalhadas sobre o desempenho de cada cidade, permitindo comparações e análise de indicadores. A mobilidade urbana é um dos pontos analisados, com destaque para o uso de sensores, melhorias no transporte público e integração entre diferentes meios de transporte. O acesso aos dados do ranking permite que a população acompanhe o progresso da cidade e cobre ações dos gestores públicos.