Pesquisa da Acirp revela que preço médio das frutas cristalizadas, panetones e aves subiu menos do que em anos anteriores
A Associação Comercial de Ribeirão Preto (ACRP) divulgou uma pesquisa sobre os preços praticados pelo comércio para as festas de final de ano, incluindo o Natal. O economista Fred Guimarães, da Sirpe, detalhou as constatações do levantamento em entrevista.
Variação de Preços Mais Moderada
A pesquisa analisou produtos sazonais como frutas cristalizadas, panetones e itens para a ceia (lombo, pernil, peru, tender). Fred Guimarães destacou que a variação de preços este ano foi mais moderada em comparação com o ano anterior. Enquanto no ano passado a variação média foi de 10%, este ano ficou em 6,28%. Esse aumento se concentrou principalmente nos produtos que dependem do câmbio, como as frutas cristalizadas.
Impacto do Câmbio nos Produtos Importados
O grupo de frutas cristalizadas, uva passa, ameixa, damasco e castanhas apresentou um aumento de 12,08%, significativamente menor que os 28% do ano anterior. Essa alta reflete a depreciação do dólar, que, apesar da queda nos preços médios dos importados, ainda impacta o custo final para o consumidor.
Oportunidades para o Consumidor
A pesquisa também revelou um aumento no intervalo entre os preços mínimos e máximos dos produtos, indicando que o consumidor tem mais opções no mercado. É possível encontrar marcas mais acessíveis e produtos mais sofisticados com preços não tão elevados em relação ao ano passado. A expectativa é de que o mercado apresente muitas promoções, impulsionadas pela necessidade dos empresários de liquidar estoques de produtos perecíveis.
Espera-se que as condições gerais de negócios melhorem para ambos os lados, tanto para o empresário quanto para o consumidor, com um cenário de promoções e ofertas favoráveis.



