Em Ribeirão Preto, 177.248 pessoas terão que fazer a declaração; prazo segue até o dia 30 de abril
Começa hoje o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda em diversas regiões do país. Quase 600 mil contribuintes precisam enviar suas declarações até o fim de abril, seguindo as regras estabelecidas sem prorrogações previstas até o momento.
Prazo e Penalidades
O prazo para entrega se inicia às 8h do dia de hoje e se encerra às 23h59min do dia 30 de abril. A expectativa é que 32 milhões de declarações sejam entregues. Contribuintes que apresentarem a declaração após o prazo estão sujeitos à multa. O programa para declaração está disponível para download desde a semana passada, acessível pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e pelo site gov.br/receitafederal.
Restituições e Prioridades
A Receita Federal manterá o cronograma de pagamento das restituições em cinco lotes, iniciando em 31 de maio e finalizando em 30 de setembro. Contribuintes com 60 anos ou mais e portadores de deficiência física terão prioridade no recebimento.
Leia também
Auxílio Emergencial
Contribuintes que receberam auxílio emergencial durante a pandemia são obrigados a declarar o imposto de renda caso tenham recebido outros rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.847,00 por ano. Nesses casos, o valor do auxílio emergencial deverá ser devolvido. Cerca de 3 milhões de declarações incluem algum tipo de devolução. Mais informações podem ser encontradas no site gov.br/cidadania.
Para evitar problemas, recomenda-se a entrega da declaração o quanto antes, especialmente para quem busca receber a restituição mais rapidamente.



