Criminosos utilizam os correios para enviar carta com o símbolo do Receita que solicita um recadastramento de dados online
A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que está sendo aplicado por meio de correspondências enviadas pelos Correios. As cartas, Receita Federal emite alerta para ‘Golpe, que apresentam o símbolo da Receita, informam falsamente que o destinatário caiu na malha fina e solicitam um recadastramento de dados online, direcionando para um site falso.
O objetivo dos criminosos é obter dados pessoais e bancários das vítimas. A Receita Federal orienta que os contribuintes desconfiem de qualquer correspondência que peça acesso a sites desconhecidos para regularização de dados e que nunca forneçam informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais.
- Utilizar apenas o site oficial gov.br/receitafederal para alterações cadastrais e consultas.
- Consultar a situação do CPF de forma segura na área “Meu CPF” disponível no site da Receita.
- Desconfiar de correspondências que solicitam acesso a sites não oficiais.
Orientações da Receita Federal:
Leia também
Como proceder em caso de golpe
- Não acessar o endereço eletrônico indicado na carta falsa.
- Registrar ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil para que as autoridades possam investigar o caso.
Informações adicionais
O golpe ocorre em um período de entrega do Imposto de Renda, quando as pessoas estão mais suscetíveis a mensagens relacionadas à Receita Federal. A Receita reforça que não envia intimações por meio de correspondência física para recadastramento de dados.



