Objetivo é identificar pendências e evitar fraudes; contribuintes têm até o dia 30 para prestar conta com a Receita
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina na próxima segunda-feira, dia 30 de abril. A Receita Federal está intensificando a fiscalização e já intimou contribuintes para prestar esclarecimentos sobre informações prestadas em suas declarações.
Fiscalização e Intimações
Em Araraquara, por exemplo, 100 pessoas já foram intimadas. A Receita Federal planeja emitir mais 300 intimações em breve. A fiscalização rigorosa visa coibir fraudes e irregularidades na declaração. Inventar despesas ou omitir rendimentos é considerado fraude e pode acarretar multas pesadas e até processos penais.
Erros Comuns e Como Corrigi-los
O auditor fiscal Edson Ribeiro da Silva explica que a fraude, com dolo, leva à tributação do imposto devido, mais multa de até 150%, além de processo penal. O contador Marcel Fonari destaca erros frequentes, como declarar apenas o salário e esquecer a pensão, deduzir material escolar ou gastos com farmácia em despesas médicas. Para quem entregou a declaração e percebeu erros, a recomendação é procurar um contador ou realizar a retificação pela internet.
Leia também
Malha Fina e Retificação
Contribuintes que não foram intimados, mas cometeram erros em suas declarações, ainda podem cair na malha fina. A retificação permite corrigir informações incorretas antes da intimação da Receita. No ano passado, mais de mil sonegadores na região de São Carlos pagaram 8 milhões de reais em multas. A multa para o contribuinte pode chegar a 75% do valor devido. É crucial verificar todas as informações antes do envio da declaração para evitar problemas futuros.



