Expectativa da delegacia de Ribeirão Preto é que mais de 154 mil pessoas regularizem a situação no último dia
Faltam poucas horas para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda de 2017. Segundo a Receita Federal, até a noite de ontem, ainda faltavam 4.084.000 declarações.
Quem declara e quem recebe primeiro?
Contribuintes com direito à restituição que enviaram suas declarações sem erros no início do prazo receberão seus reembolsos mais cedo. Os depósitos começam em 16 de junho e se estendem até dezembro para aqueles que não caírem na malha fina. A multa para quem não declarar ou entregar fora do prazo é de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
O que declarar e dúvidas frequentes
Ainda é possível incluir gastos com educação e saúde na declaração. O contador César Campes explica que despesas com ensino fundamental, médio e faculdade são dedutíveis, mas despesas com artes, por exemplo, não. Uma dúvida comum é sobre quais rendimentos devem ser declarados. Deve-se declarar todos os rendimentos recebidos em 2016, incluindo os de dependentes, para evitar cair na malha fina. Em Ribeirão Preto, faltam cerca de 15 mil declarações das 154.215 esperadas.
Leia também
Dicas e Novidades
Deve prestar contas quem recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2016. O delegado da Receita Federal, Glauco Guimarães, orienta a declarar mesmo sem todos os documentos para evitar multas. Cerca de 10% das pessoas deixam para o último dia ou não entregam a declaração. Uma novidade em 2017 é a exigência de informar o CPF de dependentes com 12 anos ou mais (antes, a idade mínima era 14 anos). A declaração pode ser feita pela internet, usando o programa Receitanet Online e certificado digital, ou por meio de tablets e smartphones.



