CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receptação e tráfico de drogas: especialista fala do que está por trás dos crimes de furtos de fios

Segundo Marco Aurélio Gritti, muitas das pessaos que furtam fios fazem a venda do cobre e usam o dinheiro para se drogar
Receptação e tráfico de drogas
Segundo Marco Aurélio Gritti, muitas das pessaos que furtam fios fazem a venda do cobre e usam o dinheiro para se drogar

Segundo Marco Aurélio Gritti, muitas das pessaos que furtam fios fazem a venda do cobre e usam o dinheiro para se drogar

Nesta manhã, diversos semáforos na região central de Ribeirão Preto apresentaram falhas em seu funcionamento. Motoristas que trafegavam pela região da Av. Capitão Salomão e Av. Goiás enfrentaram dificuldades para atravessar os cruzamentos, devido à paralisação dos semáforos nas interseções da Av. Capitão Salomão com as ruas 11 de Agosto, João Ramalho e Tamandaré, e da Av. Goiás com as mesmas ruas.

Furtos de Fiação: A Causa dos Transtornos

O motivo para as constantes interrupções no sistema de semáforos é o furto de fios de energia elétrica. Nesta ocorrência, foram levados aproximadamente 80 metros de fios, causando transtornos significativos ao trânsito. Este tipo de crime já afetou a sinalização em outras vias da cidade, como a Rua Silveira Martins e a Avenida Costa e Silva.

Impactos Além do Trânsito

Os prejuízos causados pelos furtos se estendem além dos transtornos no trânsito. Uma creche na Vila Elisa, localizada na zona norte da cidade, também foi afetada pela falta de energia resultante desses crimes. Em abril, a Polícia Militar apreendeu uma carga de cabos elétricos avaliada em R$ 100 mil, fruto de furtos similares.

Um Problema Social e de Segurança Pública

O especialista em segurança Marco Aurélio Gritti destaca a complexidade do problema, relacionando os furtos à receptação, tráfico de drogas e questões sociais. Segundo Gritti, muitos dos envolvidos utilizam o dinheiro obtido com a venda do cobre para sustentar vícios em álcool ou drogas. Ele ressalta a necessidade de uma abordagem multifacetada, combinando ações de segurança pública, como intensificação do policiamento e investigações, com medidas de assistência social para auxiliar os indivíduos dependentes químicos. O especialista ainda aponta a tendência dos criminosos a migrarem para outros alvos, caso um tipo específico de furto seja combatido com mais eficácia. A solução, portanto, requer uma ação conjunta que aborde tanto os aspectos criminosos quanto os sociais do problema.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.