Consumidor que quiser registrar reclamação deve ir ao Procon-SP, na Rua Duque de Caxias, 1.181 ou ligar no 151
Nos últimos anos, a Black Friday gerou muitas reclamações no comércio brasileiro devido a práticas questionáveis. Mas este ano, em Ribeirão Preto, a situação parece ter melhorado.
Menos Reclamações no Procon
O coordenador do Procon de Ribeirão Preto, Paulo Guardi, anunciou uma queda significativa nas reclamações este ano, comparado aos anos anteriores. O plantão do Procon durante a promoção foi tranquilo, com poucas reclamações registradas no próprio dia.
Direitos do Consumidor
Apesar do cenário positivo, a fiscalização continua. A advogada especialista em direito do consumidor, Paola Flores, esclareceu os direitos do consumidor em relação a compras online e produtos com defeito. O consumidor tem até sete dias após o recebimento para desistir de compras feitas fora do estabelecimento físico (telefone, catálogo, internet), sem necessidade de justificativa. Para produtos com defeito, o lojista tem 30 dias para resolver o problema; caso contrário, o consumidor pode trocar o produto ou receber o dinheiro de volta.
Leia também
Maquiagem de Preços
A advogada também abordou a prática de “maquiagem de preços”, onde o lojista aumenta o valor do produto antes da Black Friday para simular um desconto maior. Paola Flores afirma que se o consumidor comprovar que o produto esteve mais barato em dias anteriores (por meio de panfletos, prints de sites, etc.), pode recorrer à justiça para resolver a situação.
Em resumo, a Black Friday em Ribeirão Preto apresentou um número menor de reclamações este ano. A conscientização dos consumidores sobre seus direitos e a fiscalização do Procon contribuíram para esse resultado. Entretanto, a atenção aos prazos de entrega e a possibilidade de recorrer à justiça em casos de maquiagem de preços permanecem importantes.



