Irregularidades foram apontadas em quatro lojas da mesma empresa; um eletricista foi preso na operação
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a CPFL em Ribeirão Preto resultou na descoberta de um esquema de furto de energia em uma rede de açougues.
Operação contra furto de energia
A ação, realizada ontem, focou em quatro estabelecimentos da rede, localizados nos bairros Ipiranga e Campos Elíseos. De acordo com Osimar Benzat, gerente da CPFL, os eletricistas foram flagrados realizando ligações clandestinas em postes de energia. Os açougues apresentavam unidades de registro de medições fraudadas, levando a um prejuízo estimado em mais de R$ 240 mil para a CPFL.
Prejuízos e consequências
O prejuízo médio por estabelecimento, entre 2022 e 2023, girava em torno de R$ 60 a 70 mil. Além disso, alguns estabelecimentos já possuíam históricos de processos por crimes semelhantes. O proprietário da rede de açougues negou as acusações e afirmou que irá processar a CPFL. A empresa, por sua vez, registrou mais de 1.600 furtos de energia em Ribeirão Preto somente em 2023.
Leia também
Combate às fraudes
A CPFL utiliza tecnologia de última geração para mapear possíveis fraudes, comparando a energia faturada com a energia consumida. Após a identificação de uma fraude, a empresa pode desligar o fornecimento até que a situação seja regularizada pelo cliente. Denúncias de furto de energia podem ser feitas pelos telefones 0800 721 0721 ou 0800 774 428 0626, ou pelo site cpfl.com. Além dos furtos de energia, a Secretaria de Águas e Esgotos de Ribeirão Preto também registrou 355 multas por fraudes de água de janeiro a junho de 2023.



