Arrefecimento se deve por este combustível ser o utilizado por caminhões, principal meio para o transporte de diversos produtos
A Petrobras anunciou uma redução de 12 centavos no preço do diesel nas refinarias, passando de R$ 3,55 para R$ 3,43 o litro. A medida, válida a partir de sexta-feira, deve resultar em uma queda de aproximadamente 10 centavos por litro no preço final para o consumidor.
Impacto no preço final e na inflação
Essa redução é significativa, principalmente considerando que o diesel tipo B, vendido nos postos, é composto por 86% de diesel A (fósil) e 14% de biodiesel. A queda de preço na refinaria impacta diretamente na formação do preço final ao consumidor, com reflexos positivos na inflação, uma vez que o transporte de mercadorias no Brasil é majoritariamente realizado por caminhões a diesel.
Como a redução chegará ao consumidor
Segundo Fernando Roca, presidente da Associação Nucleopócios Ribeirão Preto, a redução no preço do diesel se dará gradativamente. As distribuidoras, ao receberem o produto mais barato das refinarias, repassarão o benefício aos postos revendedores, que por sua vez, ajustarão os preços nas bombas. A expectativa é que o consumidor sinta o impacto na próxima semana, inicialmente nas rodovias e posteriormente nos postos urbanos.
Leia também
Considerações finais
A redução no preço do diesel é uma boa notícia para a população, especialmente em um momento de desafios econômicos. A queda, somada à redução de 17 centavos anunciada em março, reverte o aumento de 22 centavos implementado em janeiro. O impacto positivo será sentido em toda a cadeia produtiva, contribuindo para o controle da inflação e um alívio no bolso do consumidor, principalmente para caminhoneiros que consomem grandes quantidades de combustível diariamente.



