CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reedição de ‘Dom Quixote’ recebe ilustrações à lápis de Candido Portinari

Clássico de Miguel de Cervantes também recebe poemas de Carlos Drummond de Andrade em uma releitura de interação multiartística
Dom Quixote ilustrações Portinari
Clássico de Miguel de Cervantes também recebe poemas de Carlos Drummond de Andrade em uma releitura de interação multiartística

Clássico de Miguel de Cervantes também recebe poemas de Carlos Drummond de Andrade em uma releitura de interação multiartística

Portinari, além de seus icônicos painéis como Tiradentes e Guerra e Paz, deixou um legado menos conhecido: 21 desenhos a lápis de cor ilustrando Dom Quixote de La Mancha. Recentemente, essas ilustrações foram reunidas em um livro inédito, revelando uma faceta surpreendente do artista.

Um Portinari Inédito

A obra, lançada em parceria com os Museus Castro Maya, apresenta desenhos de Dom Quixote feitos por Portinari em 1956, a pedido do editor José Olympio. Realizados em lápis de cor – e não em tintas, por recomendações médicas – os desenhos demonstram a maestria do artista em diferentes técnicas e revelam um lado menos explorado de seu talento. Segundo João Cândido, filho do pintor e fundador do projeto Portinari, o grande público geralmente conhece as obras icônicas, mas desconhece esta série de ilustrações de Dom Quixote.

Releituras e Novas Interpretações

A publicação não se limita às ilustrações. Inspirado nos desenhos de Portinari, Carlos Drummond de Andrade escreveu poemas que também descrevem as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Luana Flávia Drummond, mestre em teoria literária, destaca a capacidade da arte de ser ressignificada a cada releitura. Ela analisa como Portinari, ao representar cenas do livro, adiciona novos elementos e interpretações, como na cena da ordenação de Dom Quixote como cavaleiro, onde o pintor transfere a ordenação para o próprio espectador.

O livro, que inclui o texto de Cervantes em português e espanhol, poemas de Drummond e músicas ao violão inspiradas na saga, é resultado de uma parceria entre os Museus Castro Maya e o Instituto Cervantes, celebrando a colaboração entre Portinari e Drummond e oferecendo uma experiência multissensorial única. A iniciativa demonstra a arte se criando a partir da arte, com artistas do século XX reavivando um clássico da literatura e criando novas interpretações para as gerações atuais. Mais informações podem ser encontradas no site G1 Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.