Clássico de Miguel de Cervantes também recebe poemas de Carlos Drummond de Andrade em uma releitura de interação multiartística
Portinari, além de seus icônicos painéis como Tiradentes e Guerra e Paz, deixou um legado menos conhecido: 21 desenhos a lápis de cor ilustrando Dom Quixote de La Mancha. Recentemente, essas ilustrações foram reunidas em um livro inédito, revelando uma faceta surpreendente do artista.
Um Portinari Inédito
A obra, lançada em parceria com os Museus Castro Maya, apresenta desenhos de Dom Quixote feitos por Portinari em 1956, a pedido do editor José Olympio. Realizados em lápis de cor – e não em tintas, por recomendações médicas – os desenhos demonstram a maestria do artista em diferentes técnicas e revelam um lado menos explorado de seu talento. Segundo João Cândido, filho do pintor e fundador do projeto Portinari, o grande público geralmente conhece as obras icônicas, mas desconhece esta série de ilustrações de Dom Quixote.
Releituras e Novas Interpretações
A publicação não se limita às ilustrações. Inspirado nos desenhos de Portinari, Carlos Drummond de Andrade escreveu poemas que também descrevem as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Luana Flávia Drummond, mestre em teoria literária, destaca a capacidade da arte de ser ressignificada a cada releitura. Ela analisa como Portinari, ao representar cenas do livro, adiciona novos elementos e interpretações, como na cena da ordenação de Dom Quixote como cavaleiro, onde o pintor transfere a ordenação para o próprio espectador.
Leia também
O livro, que inclui o texto de Cervantes em português e espanhol, poemas de Drummond e músicas ao violão inspiradas na saga, é resultado de uma parceria entre os Museus Castro Maya e o Instituto Cervantes, celebrando a colaboração entre Portinari e Drummond e oferecendo uma experiência multissensorial única. A iniciativa demonstra a arte se criando a partir da arte, com artistas do século XX reavivando um clássico da literatura e criando novas interpretações para as gerações atuais. Mais informações podem ser encontradas no site G1 Ribeirão Preto.



