Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto
Após quase 14 horas de sessão, o Congresso Nacional aprovou a reforma trabalhista por 296 votos a 177. Acompanhe os principais pontos dessa importante decisão e seus prováveis impactos.
Reforma Trabalhista: Um Marco Histórico
A aprovação da reforma trabalhista representa um marco histórico para o Brasil. Comparada a reformas semelhantes na Alemanha, que resultaram em aumento da produtividade, crescimento econômico e geração de empregos, a expectativa é de impactos positivos a médio prazo na economia brasileira. A flexibilização e a livre negociação são os pilares dessa reforma, prevendo ganhos salariais reais para os trabalhadores em um horizonte de quatro a cinco anos.
Além da Reforma: Avanços em outras frentes
Além da reforma trabalhista, outras medidas importantes foram aprovadas. O fim dos privilégios para o funcionalismo público, permitindo investigações em primeira instância para todos, incluindo desembargadores e governadores, representa um avanço na busca por igualdade perante a lei. A regulamentação do abuso de poder, com regras claras para o Ministério Público e o Judiciário, garante a continuidade das investigações e fortalece a segurança institucional.
Leia também
Perspectivas Econômicas Positivas
Com a reforma trabalhista, a queda do IGPM em abril (-1,10%) e a expectativa de redução da taxa de juros, o cenário econômico aponta para uma recuperação sustentável da economia brasileira. Embora o processo seja gradual, a combinação de mudanças estruturais e controle da inflação indica um futuro mais promissor, revertendo o pior desempenho econômico da história do país registrado nos últimos três anos. A perspectiva é de crescimento sustentável a médio e longo prazo.