Expectativa das quatro cidades é conseguir, juntas, seis mil toneladas de alimentos
Mais de 50 cidades brasileiras se unem para o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, um evento que chega à sua décima edição com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da segurança alimentar. Ribeirão Preto e cidades vizinhas, como Sertãozinho, Jaboticabal e Monte Alto, também participam ativamente da iniciativa.
Mobilização Regional e Meta de Arrecadação
Em Ribeirão Preto, a ação conta com a participação de 11 supermercados, que servirão como pontos de coleta. Carmen Justo, coordenadora de comunicação da ação na região, expressa otimismo em relação à meta de arrecadação: “Nosso objetivo é arrecadar 6 toneladas de doações”. A experiência do ano anterior, com a arrecadação de mais de 5 toneladas em 8 lojas, serve de incentivo para expandir o alcance da campanha e envolver ainda mais a comunidade.
Como Funciona a Coleta e o Papel dos Voluntários
No dia da coleta, voluntários estarão presentes nos supermercados parceiros, abordando os clientes e explicando o propósito da ação. Eles informarão sobre a importância da doação de alimentos e quais instituições serão beneficiadas. A arrecadação será destinada a bancos de alimentos e entidades assistenciais nas quatro cidades participantes. Em Ribeirão Preto, a iniciativa, que ocorre pelo sétimo ano consecutivo, conta com o apoio do grupo Amigos da Coleta em Ribeirão, responsável por organizar a campanha na cidade.
Leia também
Impacto Educacional e Fomento ao Voluntariado
Além de arrecadar alimentos, a Coleta tem um forte componente educativo. Carmen Justo destaca: “O sentido maior do trabalho é um sentido educativo”. A participação de voluntários de universidades, escolas e comunidades visa fomentar o trabalho voluntário e conscientizar sobre a importância da solidariedade. Escolas são convidadas a participar, enviando jovens voluntários para colaborar na ação. Para doar, basta levar alimentos não perecíveis aos pontos de coleta, onde haverá uma lista com os itens mais necessários para as instituições beneficiadas.
Desde seu início em 2006, a campanha já arrecadou um total de mais de 150 toneladas de alimentos em todo o país, demonstrando o poder da união em prol de um objetivo comum.



