Em comparação aos primeiros três meses, 7098 postos foram criados a mais
Araraquara e região tiveram um saldo positivo de 7.098 novos empregos com carteira assinada no segundo trimestre de 2023, de acordo com dados da Fundação SEAD. Esse resultado é fruto de 35.465 admissões e 28.367 demissões, representando 2,3% do total de empregos com carteira assinada em São Paulo.
Safra da Laranja impulsiona geração de empregos
A maior parte dessa geração de empregos (5.675) está relacionada à safra da laranja, concentrada principalmente nos municípios de Matão e Tabatinga, responsáveis por quase 68% das novas vagas. A economista da Fundação SEAD, Paula Montaner, explica que o mês de junho é o período de maior contratação no setor, devido à colheita.
Empregos temporários e perspectivas futuras
Embora os números sejam positivos, é importante destacar que a maioria desses empregos é temporária, ligada à safra cítrica. A tendência é que o número de vagas diminua no segundo semestre. A expectativa é que o dinheiro gerado pela produção de laranja impulsione positivamente outros setores da região, mitigando o impacto da redução de empregos temporários.
Leia também
Em todo o estado de São Paulo, foram registradas 74.453 novas vagas de trabalho no período. Apesar do crescimento na região de Araraquara, a sazonalidade da produção de laranja indica que o saldo positivo é fortemente influenciado pela colheita, e que uma queda é esperada após o término da safra.



