CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Região de Ribeirão é a que mais registrou casos de Covid-19 no interior paulista desde a retomada das aulas estaduais

Desde a retomada das aulas presenciais, em 12 de abril, segundo o Sindicato dos Professores, foram 91 casos em escolas
casos de Covid-19
Desde a retomada das aulas presenciais, em 12 de abril, segundo o Sindicato dos Professores, foram 91 casos em escolas

Desde a retomada das aulas presenciais, em 12 de abril, segundo o Sindicato dos Professores, foram 91 casos em escolas

Ribeirão Preto lidera casos de Covid-19 em escolas estaduais do interior paulista

Números preocupantes na região

Uma pesquisa da APOS (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) revelou que a região de Ribeirão Preto registra o maior número de casos de Covid-19 em escolas estaduais do interior paulista desde a retomada das aulas presenciais em 12 de abril. Foram contabilizados 91 casos, colocando a região em terceiro lugar no ranking estadual, atrás apenas da capital (642 casos) e de Mauá (133 casos). A região de Ribeirão Preto abrange 19 municípios, com 70% dos casos concentrados na própria cidade.

Medidas de prevenção e desafios

O educador José Eduardo de Oliveira destaca o uso de máscaras, o distanciamento entre carteiras e a higienização como medidas eficazes dentro das escolas. No entanto, ele aponta que o problema pode estar no deslocamento dos alunos: “O problema talvez seja o macro-universo que circula em torno do traslado das crianças e dos adolescentes em relação ao ir e voltar para a escola. A gente coloca a gente demais na rua e o vírus acaba circulando junto”.

Possíveis interrupções e posicionamento da Secretaria da Educação

Embora não haja informações sobre novas interrupções das aulas presenciais, a possibilidade não é descartada, principalmente em médio ou longo prazo. A Secretaria Estadual da Educação afirma acompanhar todos os casos suspeitos por meio de um sistema de informação e monitoramento, garantindo que segue os protocolos de segurança definidos pelas autoridades de saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria, até 1º de maio foram registrados 98 casos na Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. A secretaria reforça que a análise dos dados é feita por uma comissão médica especializada em epidemiologia, infectologia e pediatria.

A situação em Ribeirão Preto demonstra a complexidade do retorno às aulas presenciais, exigindo um equilíbrio entre a segurança sanitária e a continuidade do aprendizado. A prevenção da Covid-19 requer esforços conjuntos, considerando tanto as medidas dentro das escolas quanto os deslocamentos dos alunos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.