CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Região de Ribeirão Preto deve perder 120 médicos cubanos

No total, 38 cidades na macrorregião sofrerão baixas após impasse entre governo de Cuba e o presidente eleito Jair Bolsonaro
médicos cubanos
No total, 38 cidades na macrorregião sofrerão baixas após impasse entre governo de Cuba e o presidente eleito Jair Bolsonaro

No total, 38 cidades na macrorregião sofrerão baixas após impasse entre governo de Cuba e o presidente eleito Jair Bolsonaro

Ribeirão Preto deve perder dois médicos cubanos com o fim do programa Mais Médicos.

Impacto Regional

O término da parceria entre Brasil e Cuba no programa Mais Médicos resultará em uma redução de 120 médicos em 38 cidades da região, afetando diretamente o atendimento público à saúde.

Opinião de Especialista

Sebastião dos Santos, ex-secretário de saúde e professor da USP Ribeirão Preto, defende o programa, reconhecendo suas falhas, mas destacando sua importância na resolução do problema crônico da falta de médicos no Brasil. Ele aponta a má distribuição de profissionais como um fator crucial, com concentração em hospitais e falta de médicos em postos de saúde.

Medidas do Governo Federal

O Ministério da Saúde anunciou medidas para garantir a assistência à população após a saída dos médicos cubanos. Um edital será publicado para que outros médicos possam ocupar as vagas deixadas.

A saída dos médicos cubanos representa um desafio para a saúde pública, mas o governo federal busca mitigar os impactos com a abertura de novas vagas para profissionais brasileiros.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.