Governo Federal abriu inscrições para o projeto nesta quarta-feira; início das atividades está marcado para 3 de dezembro
Mais de 8 mil vagas do programa Mais Médicos foram abertas nesta quarta-feira, substituindo os médicos cubanos. A oportunidade atrai profissionais de todo o Brasil, com salários de R$ 11.800.
Vagas na Região
A região de Ribeirão Preto oferece 78 vagas, com destaque para Ituverava (10 vagas), Joaquim da Barra (8 vagas), Franca (5 vagas), Ribeirão Preto (2 vagas) e Sertãozinho (1 vaga). Na região de São Carlos, são 103 vagas, distribuídas entre São Carlos (20 vagas), Matão (17 vagas), Araraquara (1 vaga) e outras cidades.
Requisitos e Inscrições
Médicos brasileiros com CRM ou diploma revalidado podem se inscrever até 25 de novembro pelo site maismédicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro, com prazo limite de 7 de dezembro. Um segundo edital será lançado em 27 de novembro para vagas remanescentes, incluindo brasileiros formados no exterior e estrangeiros. A escolha do município de atuação ocorre no ato da inscrição.
Leia também
- Região de Ribeirão Preto tem mais de 400 vagas de emprego abertas
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
Desafios e Necessidades
O professor José Sebastião dos Santos, da Faculdade de Medicina da USP, destaca a necessidade de especialização em saúde da família para os médicos brasileiros. Ele aponta a carência de profissionais com essa especialidade e a importância de capacitação para o atendimento básico, o vínculo com a comunidade, o acompanhamento de problemas crônicos e o encaminhamento adequado para outros níveis de atenção à saúde. A falta de especialização é um ponto crucial, tanto para médicos brasileiros quanto para os profissionais cubanos, cujos diplomas não são reconhecidos no Brasil. O site do Mais Médicos enfrentou instabilidade devido à alta demanda, registrando mais de 1 milhão de acessos simultâneos nas primeiras horas de abertura das inscrições, com 3.300 médicos já inscritos em todo o país.



