CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Região de Ribeirão Preto registra queda no número de empregos

Só em Ribeirão Preto mais de 300 vagas de empregos foram fechadas, segundo Caged
queda de empregos
Só em Ribeirão Preto mais de 300 vagas de empregos foram fechadas, segundo Caged

Só em Ribeirão Preto mais de 300 vagas de empregos foram fechadas, segundo Caged

Ribeirão Preto registrou um saldo negativo de 312 postos de trabalho em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados nesta segunda-feira. Esse resultado representa o segundo pior desempenho do ano, superado apenas por março, quando foram perdidas 547 vagas.

Setorialmente, um cenário misto

Apesar da criação de 108 novos empregos no comércio, o setor de serviços, que vinha impulsionando os números, apresentou queda de 105 postos. A construção civil teve redução de 148 vagas, e a indústria, de 185. No acumulado do ano, o saldo ainda é positivo em 125 empregos (43.999 contratações contra 43.874 demissões), mas a comparação com o ano passado mostra um saldo negativo de 2.275 vagas.

Análise do especialista

Para o economista José Rita Moreira, a situação do mercado de trabalho em Ribeirão Preto está relacionada a diversos fatores. Na construção civil, por exemplo, o grande estoque de imóveis disponíveis inibe novas obras e, consequentemente, a geração de empregos. Embora as vendas não tenham despencado, o setor se adapta com o quadro atual de funcionários, sem novas contratações. Já o setor de serviços sofre reflexos da alta de juros, enquanto Franca, que apresentou crescimento expressivo em abril e maio, teve queda de 228 vagas em junho.

Perspectivas futuras

Em Sertãozinho, a indústria metalúrgica enfrenta dificuldades devido à retração de trabalhos em usinas. Embora o Brasil tenha apresentado números positivos em junho, com a criação de 9.821 postos de trabalho, e projeções otimistas para os próximos dois anos, o economista José Rita Moreira prevê que a recuperação econômica na região não será imediata. Uma melhora significativa talvez se inicie apenas no segundo semestre, mas ainda sem previsões de retorno aos níveis de 2018.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.