CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Região de Ribeirão Preto tem alta no número de homicídios

Ocorrências criminais de 2015 vão na contramão do Estado de São Paulo e sobem
Ribeirão Preto homicídios
Ocorrências criminais de 2015 vão na contramão do Estado de São Paulo e sobem

Ocorrências criminais de 2015 vão na contramão do Estado de São Paulo e sobem

Enquanto o estado de São Paulo registrou uma redução de 12,5% nos índices de homicídio, a região de Ribeirão Preto apresentou um aumento preocupante de 13% nos assassinatos, saltando de 187 casos em 2014 para 202 em 2015. Entre as vítimas, destaca-se o caso de Francine Rocha, uma jovem de 20 anos que teve seus sonhos interrompidos.

O Sonho Interrompido de Francine

Shirley Aparecida Rocha, mãe de Francine, relata com tristeza a perda da filha, que almejava se formar em administração e construir uma carreira promissora. “Ela queria ter uma casa própria, queria fazer faculdade. Ela queria ser alguém na vida, uma administradora de uma empresa grande. Ela sonhava com isso”, lamenta Shirley, que enfrenta depressão e dificuldades para dormir desde o crime.

Um Crime Brutal e a Promessa de Emprego

O acusado do crime, José Cístero da Silva, de 48 anos, havia prometido um emprego com bom salário para Francine. No entanto, a promessa de um futuro promissor se transformou em um crime brutal. Francine desapareceu em 10 de março, e seu corpo foi encontrado dias depois. Segundo a polícia, José Cístero confessou o crime e revelou que tentou abusar de outras jovens. O delegado José Carvalho de Araújo Junior explicou que Francine foi a única a aceitar a proposta. “Ele ofereceu, disse, pelo menos para umas 30 meninas. Mas a única que aceitou acompanhá-lo foi a vítima.” José Cístero permanece preso, aguardando julgamento.

Aumento da Violência na Região

O assassinato de Francine chocou a região e não foi um caso isolado. Em Sertãozinho, 11 pessoas foram assassinadas no ano passado. O aumento no número de homicídios foi registrado em pelo menos 24 cidades da região. O coronel da Polícia Militar, José Roberto Malaspina, afirma que a polícia está focada em medidas preventivas, buscando apreender armas de fogo e armas brancas. Ele também destaca que a atuação de quadrilhas em cidades menores pode impactar as estatísticas. “Nós temos aí focado na nossa ação na atividade preventiva, obviamente buscando a apreensão de arma de fogo e armas brancas que têm sido usadas na prática desses crimes. Em algumas localidades, acontecem sasonalidades. Por exemplo, uma quadrilha que se estabelece e começa a praticar determinados tipos de delitos em uma cidade às vezes pequena. Isso causa um impacto estatístico.”

Outras Cidades Afetadas

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado revelam que outras cidades da região também registraram aumento nos homicídios. Em Igarapava, o número de assassinatos subiu de 2 em 2014 para 6 em 2015. Jaboticabal passou de 2 para 9 casos, enquanto Guariba registrou um aumento de 4 para 9 assassinatos. Em Serrana, o número saltou de 6 para 11.

Diante desse cenário, as autoridades buscam intensificar as ações de segurança para conter o avanço da violência na região de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.