Ouça o primeiro capítulo da série ‘As Barreiras do Conhecimento’
Toda pesquisa científica, por mais básica que pareça, tem como objetivo final beneficiar a sociedade. Não existe pesquisa desconectada da realidade social.
Benefícios para a sociedade
Mesmo pesquisas que, inicialmente, não apresentam aplicações práticas imediatas, contribuem para o acúmulo de conhecimento e, a longo prazo, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A pesquisa básica, por exemplo, pode levar anos para gerar resultados palpáveis, mas esses resultados, quando surgem, costumam ser transformadores.
Transferência de conhecimento
O processo de transferência do conhecimento científico para a sociedade é fundamental. Ele envolve a disseminação de informações por meio de publicações, palestras, e outras formas de comunicação, garantindo que os avanços científicos sejam acessíveis e possam ser aplicados em diferentes contextos.
Leia também
Em resumo, a pesquisa científica é um processo contínuo e cumulativo que, independentemente do seu foco, visa contribuir para o progresso social e o bem-estar da população. A busca pelo conhecimento é, em si, um ato de responsabilidade social.



