Produtores de cidades da região participam em peso do evento com foco no setor sucroenergético, entre os dias 10 e 11 de abril
Oferecimento: Copercana, referência em cooperativismo.
Produtores, cooperativas, associações, políticos e lideranças do setor sucroenergético do país se reunirão em Brasília nos dias 10 e 11 de abril para discutir o futuro da cana-de-açúcar. O evento, chamado Cana Summit e promovido pela Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), terá painéis sobre mercado sustentável, modelos de precificação e as perspectivas para o produtor do futuro.
Público, agenda e representatividade
Com expectativa de cerca de 500 participantes e mais de 35 convidados entre painelistas e debatedores, o encontro será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A organização afirma que a região de Ribeirão Preto terá forte presença: mais de 100 produtores e representantes de associações locais devem integrar a delegação. Entre as entidades citadas estão Asovalha (Ribeirão Preto), Cana Oeste (Sertãozinho), e associações de Guariba e Jaú.
Raio‑X do produtor de cana
Uma das novidades anunciadas pela Orplana é o estudo denominado ‘Cana X’ — ou o raio‑X do produtor de cana — que, segundo o CEO José Guilherme Nogueira, “traz uma visão clara do produtor, seu perfil, a rotação de culturas, as ações de sustentabilidade, as empresas vinculadas a ele e o tamanho dessas propriedades”. Ele acrescenta que o levantamento também abordará o perfil econômico e de sucessão, além da estruturação legal dos produtores — se pessoa física ou jurídica — e as relações com cooperativas e associações.
Política e reivindicações
Além do debate técnico, o encontro pretende aproximar o setor sucroenergético do centro político do país. A Orplana vê no evento uma oportunidade para “finCar a bandeira” dos produtores em Brasília e reivindicar maior inclusão em projetos de política pública. Entre os temas em pauta estão demandas relacionadas ao programa RenovaBio e questões tributárias que afetam a rentabilidade das propriedades. Estão confirmadas autoridades federais, incluindo o vice‑presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, além de senadores e deputados.
Organizadores e participantes apostam que o Cana Summit servirá tanto para atualizar produtores sobre tecnologias e modelos de mercado como para fortalecer interlocução política em torno dos desafios e oportunidades do setor.