CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Região de Ribeirão Preto tem participação destaque no Cana Summit, em Brasília

Produtores de cidades da região participam em peso do evento com foco no setor sucroenergético, entre os dias 10 e 11 de abril
Região de Ribeirão Preto tem participação
Produtores de cidades da região participam em peso do evento com foco no setor sucroenergético, entre os dias 10 e 11 de abril

Produtores de cidades da região participam em peso do evento com foco no setor sucroenergético, entre os dias 10 e 11 de abril

Oferecimento: Copercana, referência em cooperativismo.

Produtores, cooperativas, associações, políticos e lideranças do setor sucroenergético do país se reunirão em Brasília nos dias 10 e 11 de abril para discutir o futuro da cana-de-açúcar. O evento, chamado Cana Summit e promovido pela Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), terá painéis sobre mercado sustentável, modelos de precificação e as perspectivas para o produtor do futuro.

Público, agenda e representatividade

Com expectativa de cerca de 500 participantes e mais de 35 convidados entre painelistas e debatedores, o encontro será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A organização afirma que a região de Ribeirão Preto terá forte presença: mais de 100 produtores e representantes de associações locais devem integrar a delegação. Entre as entidades citadas estão Asovalha (Ribeirão Preto), Cana Oeste (Sertãozinho), e associações de Guariba e Jaú.

Raio‑X do produtor de cana

Uma das novidades anunciadas pela Orplana é o estudo denominado ‘Cana X’ — ou o raio‑X do produtor de cana — que, segundo o CEO José Guilherme Nogueira, “traz uma visão clara do produtor, seu perfil, a rotação de culturas, as ações de sustentabilidade, as empresas vinculadas a ele e o tamanho dessas propriedades”. Ele acrescenta que o levantamento também abordará o perfil econômico e de sucessão, além da estruturação legal dos produtores — se pessoa física ou jurídica — e as relações com cooperativas e associações.

Política e reivindicações

Além do debate técnico, o encontro pretende aproximar o setor sucroenergético do centro político do país. A Orplana vê no evento uma oportunidade para “finCar a bandeira” dos produtores em Brasília e reivindicar maior inclusão em projetos de política pública. Entre os temas em pauta estão demandas relacionadas ao programa RenovaBio e questões tributárias que afetam a rentabilidade das propriedades. Estão confirmadas autoridades federais, incluindo o vice‑presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, além de senadores e deputados.

Organizadores e participantes apostam que o Cana Summit servirá tanto para atualizar produtores sobre tecnologias e modelos de mercado como para fortalecer interlocução política em torno dos desafios e oportunidades do setor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.