Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro; no Brasil, foram mais de 5 milhões de inscrições
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dados regionalizados sobre as inscrições do Enem 2019. No total, 5.953.382 brasileiros se inscreveram para a prova, com destaque para São Paulo, que concentra 816.114 candidatos.
Inscrições em Ribeirão Preto e Região
A região de Ribeirão Preto registrou 59.986 inscrições distribuídas em 20 cidades. Ribeirão Preto lidera com mais de 15 mil candidatos, seguida por Franca, São Carlos, Araraquara e Sertãozinho. Cidades como Pontal, Guaira, Barrinha, Jardinópolis e Pitangueiras registraram o menor número de inscritos.
Mudanças e Desafios na Prova
Criado em 1998 como prova opcional, o Enem tornou-se vestibular para universidades e, desde 2009, é aplicado em dois dias, com 180 questões e uma redação. Para o professor de matemática Pedro Ivo Blanco, a reta final exige foco em provas anteriores e assuntos recorrentes em exatas, como proporção, geometria espacial, estatística e probabilidade. Na área de ciências da natureza, o foco recai em energia (física), reações orgânicas (química) e saúde/ecologia (biologia). Já o professor de redação Luiz Claudio Jubilato alerta para possíveis mudanças na prova de humanas, influenciadas por declarações do então presidente Jair Bolsonaro, indicando uma tendência mais conservadora na elaboração das questões e temas da redação, gerando incertezas sobre os assuntos abordados.
Leia também
Dicas para os Candidatos
Professores orientam os alunos a acompanharem atentamente as notícias e os assuntos relevantes do primeiro semestre, que podem ser retomados na prova. A leitura constante e a atualização sobre temas relevantes são cruciais para o sucesso na prova. As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, servindo como vestibular para universidades federais (SiSU), Universidade de São Paulo (USP) e para concorrer a bolsas em programas como Prouni, Fies e Pronatec, além de acesso à Universidade de Coimbra, em Portugal.



