São Simão está no topo da lista e, em seguida, tem Igarapava, Morro Agudo, Pitangueiras e Pontal
Cinco cidades da região de Ribeirão Preto estão entre as dez que mais registraram queimadas em São Paulo em 2023, um cenário preocupante que exige atenção e cuidados.
Região de Ribeirão Preto em Alerta
A estiagem prolongada contribui significativamente para o aumento dos focos de incêndio. São Simão lidera o ranking com 31 queimadas, seguida por outras cidades da região, como Guarapava (24), Morro Agudo (20), Pitangueiras (20) e Pontal (20). A situação é considerada crítica, principalmente em São Simão, onde apenas uma pipa de água é destinada ao combate às emergências, demonstrando a precariedade dos recursos.
Causas Criminosas e Devastadoras Consequências
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Simão, a maioria dos incêndios tem origem criminosa, resultando em prejuízos ambientais e econômicos significativos. Um incêndio recente durou dois dias, destruindo mais de 300 hectares e causando danos incalculáveis à fauna e flora local, afetando também os agricultores da região.
Leia também
- Três apostas de cidades da região de Ribeirão Preto acertaram cinco das seis dezenas da Mega-Sena
- Risco alto de incêndios florestais sp: Defesa Civil emite alerta para risco alto de incêndios florestais na região de Ribeirão Preto
- Em cinco cidades da região de Ribeirão Preto, 51 mil eleitores têm títulos cancelados
A Necessidade de Ação
O alto número de queimadas na região de Ribeirão Preto exige ações imediatas e efetivas. A prevenção, aliada ao combate rigoroso às causas criminosas, é fundamental para minimizar os impactos ambientais e econômicos causados pelos incêndios. A falta de recursos em cidades como São Simão evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura e equipamentos para o combate a incêndios florestais.



