Seis cidades receberão orientação da força tarefa que começa neste sábado, atuando em pontos de grande circulação de pessoas
A partir de amanhã, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Barretos, Batatais, Jabuticabal e Taquaritinga receberão apoio do Exército em uma força-tarefa organizada pelos Ministérios da Saúde e da Defesa. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Mobilização Nacional contra o Mosquito
Amanhã, 220 mil militares orientarão a população sobre como evitar criadouros do mosquito, visitando cerca de 3 milhões de residências em todo o país. Em Ribeirão Preto, 68 militares do Exército Brasileiro participarão da ação. Nesta etapa, os militares esclarecerão dúvidas e distribuirão materiais informativos aos moradores.
Segundo o Tenente Coronel Aníbal Silva Batista, chefe da 5ª CSM de Ribeirão Preto, o foco é conscientizar a população sobre a problemática da dengue e como evitar a proliferação do mosquito. A ação também servirá como um levantamento inicial de pontos de risco e possíveis focos de contaminação, que serão visitados na fase seguinte da missão, programada para a próxima semana.
Leia também
Locais de Atuação em Ribeirão Preto
O Exército atuará em cinco pontos estratégicos de Ribeirão Preto: Shopping Ribeirão, Mercado Central, Parque Jandaia e Rodoviária. O objetivo é alcançar um grande número de pessoas e disseminar informações sobre a prevenção da dengue.
Próximas Etapas da Campanha
A ação do Exército não se restringe ao arrastão de amanhã. A partir do dia 18, terá início a terceira etapa, com trabalho de campo para eliminar focos de dengue nas áreas mais críticas da região. A quarta etapa consistirá na conscientização e motivação dos estudantes, com palestras e atividades educativas nas escolas.
A próxima fase da campanha das Forças Armadas de enfrentamento ao mosquito será no dia 18 e contará com 50 mil militares em uma ação direta de combate ao Aedes aegypti, inclusive com a aplicação de venenos sob o acompanhamento de agentes de saúde.
A iniciativa busca envolver a comunidade e intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


