Médico infectologista da USP atribui aumento no número de casos a flexibilização do isolamento social
Ribeirão Preto registra aumento significativo de mortes por Covid-19
Mortes em alta
A região de Ribeirão Preto encerrou a semana com o maior número de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, somando 15 óbitos em sete dias – uma média de duas mortes diárias. Esse aumento preocupa autoridades e especialistas.
Isolamento social insuficiente
Para o médico infectologista da USP, Benedito Lopes da Fonseca, a queda no isolamento social é a principal causa desse crescimento. A falta de distanciamento social leva a aglomerações, aumentando a transmissão do vírus e, consequentemente, o número de óbitos. O índice de isolamento na região, entre 4 e 17 de maio, ficou entre 38% e 48%, muito abaixo da recomendação de 70%.
Leia também
Números da pandemia
As primeiras mortes por Covid-19 na região foram registradas em março (4 óbitos). De 5 a 16 de maio, foram contabilizadas 15 mortes, elevando o total para 50 óbitos. Até o momento, são 1.134 casos positivos confirmados na região. A tendência de aumento de casos e óbitos preocupa, caso o distanciamento social não seja retomado.
A situação exige atenção e reforça a importância de medidas preventivas como o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social para conter o avanço da pandemia.



