Franca já registra, em quinze dias, 24% do número total de casos suspeitos de 2018
A preocupação com o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya persiste em diversas cidades do interior paulista. Em Franca, por exemplo, o número de casos suspeitos já ultrapassa em 2019 os registrados em todo o ano de 2018.
Surto em Franca e Região
Até os primeiros dez dias de 2019, Franca registrou 72 casos suspeitos de dengue, contra 300 em todo o ano anterior. Três casos foram confirmados, e os demais aguardam análise. O secretário de saúde de Franca, Rodolfo Morais, destaca o aumento exponencial e a necessidade de intensificar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para evitar complicações. Em São Joaquim da Barra, a 60 km de Franca, a situação também é alarmante, com 54 casos suspeitos.
Araraquara e o Impacto do Novo Vírus
Araraquara enfrentou uma situação crítica em 2018, com 942 casos confirmados de dengue, um aumento de 719% em relação a 2017. O gerente de controle de vetores, Luiz Eduardo Tagliacoso, atribui o alto número à falta de prevenção da população, somado à chegada de um novo tipo de vírus (tipo 2), tornando toda a população suscetível à doença.
Leia também
Situação em Ribeirão Preto e Medidas Preventivas
Ribeirão Preto, em contraste, registrou o menor número de casos de dengue dos últimos anos em 2018, com 229 casos. Dados de 2019 ainda não foram divulgados. Em todas as cidades mencionadas, as prefeituras reforçaram campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, como a limpeza de terrenos e a eliminação de água parada em recipientes.
O aumento significativo de casos de dengue na região demonstra a importância da conscientização da população e da intensificação das medidas de prevenção e controle vetorial para evitar a propagação dessas doenças. A colaboração de todos é fundamental para conter o avanço dos casos.


