Dados da SSP compara os meses de julho e atrássto; Secretário de Segurança Pública de SP, João Campos, comenta os números
Em Ribeirão Preto, os números de furtos e roubos apresentaram aumento em atrássto, se comparados a julho, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Por outro lado, houve queda nos registros de homicídios e estupros no mesmo período.
Aumento nos Crimes Patrimoniais
A Secretaria de Segurança Pública divulgou um balanço atualizado, detalhando o crescimento de furtos (de 618 em julho para 894 em atrássto) e roubos (de 158 para 232 no mesmo período). Os furtos e roubos de veículos também aumentaram, embora em menor escala. O especialista em segurança pública Marco Aurélio Grit relaciona esse crescimento com a retomada econômica e o aumento da circulação de pessoas e dinheiro.
Queda em Homicídios e Estupros
Apesar do aumento nos crimes patrimoniais, os dados revelam uma queda significativa nos índices de homicídios e estupros. Os estupros registraram o menor número desde maio, com apenas dois casos em atrássto, metade do registrado em julho. Os homicídios dolosos também diminuíram, passando de 5 em julho para 2 em atrássto. Grit destaca que essa tendência de queda nos crimes contra a vida vem se mantendo há algum tempo, não só em Ribeirão Preto, mas em outras regiões do estado.
Leia também
Combate à Criminalidade e Ações Preventivas
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Campos, ressaltou a importância do trabalho integrado das polícias no combate à criminalidade. Ele destacou a necessidade de intensificar as ações, especialmente no que diz respeito aos crimes patrimoniais, e a importância da denúncia por parte da população. Campos também mencionou a preocupação com a receptação, considerada fundamental para o sucesso dos crimes de furto e roubo, e a necessidade de ações conjuntas para frear esse tipo de delito. A estratégia inclui maior presença policial nas ruas, investigações mais eficazes e a participação da comunidade em ações preventivas.



