CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relatório de inflação divulgado pelo Banco Central é tema da coluna desta semana

Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nelson Rocha Augusto
Relatório de inflação
Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nelson Rocha Augusto

Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto

O Banco Central divulgou um relatório de inflação trimestral, detalhando suas ações para controlar a inflação e suas expectativas futuras para a economia brasileira.

Entendendo o Relatório de Inflação

O relatório aprofunda a política de combate à inflação, analisando o comportamento dos preços de bens e serviços. A autoridade monetária demonstra confiança em suas ações, mesmo diante de um cenário de inflação elevada, impulsionada pelo ajuste de preços administrados (energia elétrica, combustíveis, etc.) e pela alta do câmbio.

As Expectativas do Banco Central

O Banco Central reconhece que a meta de inflação de 4,5% (com tolerância de 2 pontos percentuais) não será atingida em 2015. No entanto, acredita que as medidas tomadas, como o aumento da taxa de juros e mudanças na política fiscal, garantirão o cumprimento da meta no ano seguinte. Apesar do mercado financeiro mostrar ceticismo, o relatório detalha as razões para essa confiança.

Sinais de Recuperação no Varejo

Em contraste com o cenário de crise, o Instituto do Varejo do Brasil (IBV) divulgou um índice surpreendente, sinalizando um aumento nas vendas para março. Esse resultado positivo reflete a resiliência da massa salarial, a disponibilidade de crédito e a continuidade do consumo, mesmo em um contexto econômico desafiador. A expectativa é de um crescimento de 5,4% no varejo em março, indicando que nem todos os setores da economia estão em declínio.

Impacto do Dólar Alto

A valorização do dólar, que ultrapassou os R$ 3,00, impactou os gastos no exterior, com uma queda de 22,9% em fevereiro em relação ao ano anterior. A alta do dólar, impulsionada pela recuperação da economia americana e pela crise política brasileira, torna as viagens e compras no exterior mais caras. Apesar disso, a expectativa é que o final do trimestre marque um ponto de inflexão, com uma estabilização e recuperação gradual da economia até o final do ano.

Embora desafios persistam, há indícios de que a trajetória da inflação é descendente e que alguns setores da economia demonstram resiliência.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.