CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Relatório do Fórum Econômico aponta que 23% dos trabalhos analisados passarão por mudanças até 2027

Quem explica o estudo e projeta o cenário para os próximos quatro anos é David Forli Inocente no 'CBN Carreiras e Lideranças'
mudanças no trabalho
Quem explica o estudo e projeta o cenário para os próximos quatro anos é David Forli Inocente no 'CBN Carreiras e Lideranças'

Quem explica o estudo e projeta o cenário para os próximos quatro anos é David Forli Inocente no ‘CBN Carreiras e Lideranças’

O Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório que analisa as mudanças no mercado de trabalho até 2027. De acordo com o documento, cerca de 23% dos empregos serão transformados nos próximos anos, exigindo adaptações em suas funções, organização e preparação dos profissionais.

Profissões em Alta

Algumas áreas apresentarão crescimento acelerado. Profissionais especializados em inteligência artificial, sustentabilidade, análise de negócios e segurança da informação são exemplos de carreiras promissoras. O relatório também destaca a crescente demanda por arquitetos, agrimensores, engenheiros de energia renovável e profissionais da educação, impulsionados pela tendência ESG (ambiental, social e governança) e pela necessidade de capacitar a força de trabalho para as novas habilidades exigidas pelo mercado.

Preparação de Empresas e Profissionais

Para se adaptarem a essa nova realidade, as empresas devem revisar suas estratégias, mapear seus talentos internos e investir em treinamento e desenvolvimento. Parcerias com universidades e empresas de treinamento são importantes para garantir a atualização das habilidades dos funcionários. Já os profissionais devem investir em sua educação continuada, buscando novas graduações, pós-graduações, cursos online e networking, além de se manterem atualizados sobre as tendências digitais.

Em resumo, a transformação do mercado de trabalho exige adaptação tanto das empresas quanto dos profissionais. Aquelas que se atualizam e investem em capacitação estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirão nos próximos anos. A proatividade individual também é fundamental para garantir a empregabilidade e o sucesso na carreira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.