CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Remédios terão reajuste no preço em 31 de março

Aumento deve ser de aproximadamente 12,5%, o que superaria a inflação pela primeira vez em 10 anos
reajuste no preço
Aumento deve ser de aproximadamente 12,5%, o que superaria a inflação pela primeira vez em 10 anos

Aumento deve ser de aproximadamente 12,5%, o que superaria a inflação pela primeira vez em 10 anos

O bolso do consumidor sentirá o impacto: o preço dos medicamentos no Brasil terá um aumento médio de 12,5% a partir de 31 de março. A informação, divulgada pela Interfarma, associação da indústria farmacêutica de pesquisa, indica que o reajuste pode superar a inflação anual, que fechou o ano anterior em 10,67%, um fato inédito na última década.

Impacto nas Farmácias de Ribeirão Preto

A reportagem da CBN investigou o cenário em Ribeirão Preto, onde diversas redes de farmácias já foram notificadas sobre as novas tabelas de preços. Segundo Sumara Rocha, farmacêutica da região, representantes de laboratórios já comunicaram o reajuste e orientaram as farmácias a anteciparem seus pedidos para se protegerem da alta.

Descontos Reduzidos e Novos Reajustes à Vista

Ainda de acordo com Sumara Rocha, o consumidor deve se preparar para novos aumentos ao longo do ano. A farmacêutica explica que a redução de descontos repassados às farmácias acaba impactando o preço final para o cliente. “No final das contas, você já tem um reajuste embutido”, afirma.

Contraponto: Genéricos Mais Acessíveis

Em 2023, o ajuste autorizado para os medicamentos ficou entre 5,7% e 7%, dependendo da categoria. Em contrapartida, houve uma redução de cerca de 7% nos preços dos medicamentos genéricos no fim do mês passado, devido à diminuição do ICMS sobre medicamentos no estado, que passou de 18% para 12%. A medida, segundo o governo estadual, visava estimular o crescimento da indústria farmacêutica. Paralelamente, o governo aumentou o ICMS para cerveja e cigarro.

Diante desse cenário, o consumidor deve pesquisar e comparar preços para minimizar o impacto no orçamento familiar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.