CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Repartições públicas de Ribeirão retornam as atividades presenciais

Prefeitura decretou o fim do home office na sexta-feira (30); ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
atividades presenciais
Prefeitura decretou o fim do home office na sexta-feira (30); ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Prefeitura decretou o fim do home office na sexta-feira (30); ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

UPA Municipal no Ribeirão Verde: Promessa não cumprida

Em 2020, durante as eleições municipais, o então candidato à reeleição, o prefeito de Ribeirão Preto, Arte Nogueira, prometeu a construção de uma UPA na zona leste da cidade, especificamente na região do Ribeirão Verde. A promessa, feita à CBN e ao portal Cidade On, previa a inauguração em um ano caso ele fosse reeleito. Em atrássto de 2021, no entanto, a obra ainda não havia começado.

Segundo informações da prefeitura, o processo de licitação para o projeto executivo está em andamento. A construção da UPA, orçada em 5 milhões de reais, com custo operacional anual estimado em 1 milhão, ainda depende da conclusão dessa etapa, seguida de nova licitação para a execução da obra. Portanto, é pouco provável que a UPA seja inaugurada em 2021, com previsão de início das obras para 2022. A unidade, caso construída, ficará localizada na Avenida Antônio Mugnato Marinseque, esquina com a Rua Manuel Gomes, próximo à Paróquia Santa Rita das Palmeiras.

Fim do Home Office na Prefeitura

A prefeitura de Ribeirão Preto decidiu pôr fim ao regime de home office para seus funcionários. A partir de atrássto de 2021, o atendimento presencial retorna ao normal, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Funcionários com atestados médicos ou restrições de saúde permanecerão em home office. A medida acompanha a flexibilização das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 em São Paulo. Apesar da retomada do atendimento presencial, a prefeitura reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social.

Desafios da transição para o presencial

A volta ao trabalho presencial após um longo período de home office apresenta desafios. Muitos funcionários se acostumaram ao novo regime, e alguns serviços são mais eficazes quando realizados presencialmente. Além disso, a dificuldade de parte da população em utilizar canais online para acessar serviços públicos e privados continua sendo um obstáculo. A experiência da pandemia mostrou a persistência da demanda por atendimento presencial, mesmo para serviços que poderiam ser realizados remotamente.

A situação da UPA e o retorno ao trabalho presencial na prefeitura de Ribeirão Preto mostram a complexidade da gestão pública em tempos de pandemia e pós-pandemia, com a necessidade de equilibrar a eficiência administrativa com as necessidades da população.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.