Alguns passageiros descartaram o uso de máscaras nos pontos; medidas preventivas nos terminais têm sido respeitadas
Fiscalização em terminais de ônibus de Ribeirão Preto
A repórter Michelle Sos acompanhou a movimentação no terminal de ônibus de Ribeirão Preto e constatou que, apesar do horário de pico, a maioria dos passageiros utilizava máscaras. Entretanto, a situação nos pontos de ônibus antes de chegar ao terminal era diferente. Michelle observou aglomerações significativas em vários pontos, principalmente nas ruas Tapajós, Javari e Avenida Dom Pedro, com pessoas aguardando ônibus muito próximas umas das outras, desrespeitando o distanciamento social recomendado.
Aglomerações e uso incorreto de máscaras
Em um dos pontos, na Avenida Dom Pedro, uma senhora foi vista usando a máscara no pescoço, possivelmente após retirá-la para fumar ou comer. Embora a maioria das pessoas estivesse usando máscaras no terminal, a repórter alertou para o fato de que algumas pessoas as retiravam temporariamente e esqueciam de recolocá-las corretamente, cobrindo nariz e boca. A situação nos ônibus, segundo Michelle, não apresentava superlotação no momento da reportagem.
Ações da Prefeitura
Em resposta às preocupações com aglomerações e o uso inadequado de máscaras, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou o reforço na fiscalização. O prefeito destacou a intensificação das ações, incluindo a criação de oito equipes com Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária e Fiscalização Geral, além do apoio de 30 policiais militares. A fiscalização ocorrerá de segunda a quinta-feira pela manhã e tarde, e nos finais de semana à tarde e noite, com possibilidade de ações surpresa aos domingos. A prefeitura também prometeu punir quem for flagrado sem máscara ou usando-a incorretamente.
Leia também
Em resumo, a situação em Ribeirão Preto apresenta um cenário misto. Enquanto a utilização de máscaras é predominante no terminal de ônibus, a falta de distanciamento social nos pontos de ônibus e o uso inadequado de máscaras são preocupações que exigem atenção e fiscalização constantes por parte da prefeitura.



