Proprietário não se intimidou com a presença de nosso repórter e disse que deixou as vacas no local porque o ‘mato estava alto’
Nesta semana, nossa reportagem flagrou uma cena inusitada na Praça Jardineira Gorette, na Vila Virgínia: cerca de 20 animais, entre bezerros, bois e vacas, soltos pela área.
Animais Soltos na Praça
O proprietário do gado alegou tê-los levado à praça para que comessem o mato alto, afirmando que nunca houve problemas. No entanto, moradores expressaram preocupação com a segurança, considerando o risco de acidentes com pedestres e veículos.
Riscos e Preocupação
Um morador, Farney Pereira, relatou que a presença de animais soltos na região é frequente. Ele destacou os perigos para crianças e adultos, além dos danos que os animais podem causar. O problema não se limita à Vila Virgínia; relatos semelhantes chegaram à reportagem sobre a presença de animais, inclusive porcos, em outras áreas da cidade, como o Parque Ribeirão.
Leia também
Fiscalização e Ações da Prefeitura
A coordenadoria de bem-estar animal da Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a soltura de animais em vias públicas é proibida, sujeitando o proprietário a apreensão dos animais e multas. O serviço funciona 24 horas e a população pode denunciar casos pelo telefone 0800 772 1789. A fiscalização e a aplicação efetiva das multas são pontos cruciais para solucionar o problema. Embora a ideia de utilizar o gado para limpeza de áreas com mato alto possa parecer irônica, a prefeitura reforça a importância de denunciar qualquer situação de animais soltos na cidade.



