Encontro é na segunda-feira e tem como tema as estratégias de atendimentos em casos suspeitos de Coronavírus
Ribeirão Preto registra primeiro caso suspeito de coronavírus
Medidas preventivas reforçadas
O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpellini, anunciou uma reunião com hospitais públicos e privados para reforçar o protocolo de atendimento a casos suspeitos de coronavírus. A cidade confirmou na quinta-feira (2023-XX-XX) o primeiro caso suspeito: um homem de 42 anos que esteve na região norte da Itália e apresenta sintomas como coriza, dor de garganta e febre. Cinco pessoas que tiveram contato com ele também estão sendo monitoradas.
Recomendações médicas
Apesar do aumento de casos suspeitos em São Paulo e no Brasil, o médico-virologista Benedito Lopes da Fonseca, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, afirma que o uso de máscaras ainda não é necessário. A recomendação principal é a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, devido à natureza lipídica do vírus.
Leia também
Preparação dos hospitais
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, hospital de referência, está preparado para receber pacientes com coronavírus, seguindo protocolos estaduais. O tratamento varia de acordo com o estado de cada paciente, podendo incluir isolamento domiciliar ou internação hospitalar. Outras cidades da região, como Barretos e Batatais, também registraram casos suspeitos, mas ainda não incluídos nas estatísticas estaduais. A situação reforça a importância da colaboração de toda a população para um atendimento rápido e eficiente.


