Joselito Campos da Silva disse que a Prefeitura fez a roçada, mas as condições climáticas fizeram o mato crescer novamente
O crescimento descontrolado de mato em diversos pontos de Ribeirão Preto tem preocupado moradores e autoridades. Devido às chuvas acima da média em janeiro de 2020 (299,1 mm, contra 95,1 mm em janeiro de 2019), a vegetação se desenvolveu rapidamente, afetando a visibilidade dos motoristas e a segurança dos pedestres.
Pontos críticos na cidade
Entre os locais citados pelos ouvintes e pela repórter Michele Souza como necessitando de limpeza urgente estão: Avenida Luiz Galvão César, Avenida Tomás Alberto Otto (próximo ao aeroporto), Avenida Celso Charuri, Via Norte, Avenida Costa Silva e Avenida do Café. Em alguns trechos, o mato está tão alto que pedestres são obrigados a caminhar pela pista de rolamento.
Ação da Prefeitura
Em entrevista, José Lito Campos da Silva, coordenador de limpeza urbana, explicou que a prefeitura já realizou diversas ações de roçagem. Entre 19 de dezembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, foram roçados 1.657.425,13 m² em áreas públicas não urbanizadas, além de 59,2 km de córregos. A prefeitura possui contratos para roçagem de canteiros centrais e rotatórias (3.488.475,24 m²), com execução mensal de 1 milhão e 400 mil m². Apesar dos esforços, o volume de chuvas tornou a tarefa mais difícil, e a prefeitura está trabalhando para aumentar o número de equipes e acelerar o processo. A previsão é concluir a limpeza da Avenida do Café na segunda quinzena de fevereiro e da Avenida Costa Silva no início de março.
Leia também
A prefeitura reconhece a necessidade de intensificar os trabalhos de roçagem e se compromete a manter a população informada sobre o andamento das ações. A situação atípica causada pelas chuvas está sendo monitorada e a coordenação de limpeza urbana está atuando para solucionar o problema o mais breve possível, garantindo a segurança e o bem-estar dos cidadãos.



