Fogo destruiu quase quatro mil hectares entre os dias 19 e 27 de atrássto; Capitão da PM Ambiental, Diogo Araújo, explica o caso
Um incêndio de grandes proporções atingiu 4 mil hectares da Estação Ecológica de Jataí entre os dias 19 e 27 de atrássto. O combate durou 10 dias e envolveu o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental.
Multa milionária aplicada
A Polícia Militar Ambiental aplicou multas que somam mais de R$ 120 milhões ao responsável pelo incêndio. Uma única multa chega a R$ 65 milhões. O cálculo leva em consideração a área degradada, o tipo de vegetação atingida (cerrado em diferentes estágios de regeneração, áreas de preservação permanente e até cana) e valores tabelados para cada tipo de vegetação.
Incêndio criminoso e suas consequências
De acordo com o capitão da Polícia Militar Ambiental, o incêndio foi considerado criminoso. O fogo teve início próximo aos municípios de São Caio e Zanão, atingindo a área mais fechada da estação ecológica. A ação resultou em um desastre ecológico com a perda significativa da biodiversidade, afetando tanto a flora quanto a fauna local.
Leia também
Prevenção e denúncias
Para evitar novos incêndios, a Polícia Militar Ambiental orienta a população, especialmente moradores da zona rural, a redobrar a cautela com o uso do fogo. Qualquer tipo de queimada, mesmo controlada, é proibida e pode facilmente se espalhar. A população também é incentivada a denunciar qualquer ato de incêndio criminoso, mesmo anonimamente, entrando em contato com a Polícia Militar Ambiental.



