Pesquisadores de uma universidade fizeram um projeto com todos os detalhes dos dois prédios que será entregue ao Executivo
A restauração dos museus históricos e do café de Ribeirão Preto está em andamento. Um projeto básico com dados atualizados dos prédios foi elaborado após convênio com uma universidade particular, finalizado em novembro.
Estudos e Análises Estruturais
Pesquisadores da universidade, utilizando a metodologia do IPHAN, analisaram detalhadamente os prédios, incluindo medidas e materiais originais. O estudo identificou pequenos recalques de alvenaria, principalmente na área que abrigava a cozinha, mas descartou risco de desabamento. A equipe apontou a necessidade de recuperação de acabamentos, cinturas e elementos decorativos.
Próximos Passos e Reabertura Parcial
Com o projeto básico em mãos, a prefeitura encaminhará a proposta de restauração para um escritório de arquitetura especializado em restauro. A previsão é de que, até o meio do ano de 2020, cinco salas e o jardim sejam reabertos ao público, com um investimento de 1,5 milhão de reais. A reforma completa dos 17 mil metros quadrados dos museus, que estão fechados desde 2016, deverá custar entre 15 e 17 milhões de reais.
Leia também
Reabertura e Memórias
Enquanto a restauração completa não é concluída, parte do acervo está em exposição gratuita no Ribeirão Shopping até 22 de novembro. A população, que guarda boas lembranças das visitas aos museus, aguarda ansiosamente pela sua reabertura, reconhecendo seu valor cultural e histórico para a cidade.



