Neste sábado (20) um bloqueio sanitário foi feito entre a cidade e Franca para evitar que o vírus circule no município
Restinga, município que até o último sábado não registrava casos de Covid-19, realizou um bloqueio sanitário na estrada que liga a cidade a Franca. A ação, que já ocorreu outras duas vezes aos sábados – dia de maior movimento de ciclistas na região – visa conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Bloqueio Sanitário e Conscientização
Segundo Moisés Radaeli, diretor do Departamento de Saúde, a iniciativa se justifica pelo fluxo de visitantes de cidades vizinhas que costumam pedalar até Restinga. Estudos indicam que a prática de exercícios físicos pode aumentar o alcance da transmissão do vírus. Além dos ciclistas, motoristas também foram abordados durante o bloqueio.
Medidas Preventivas em Restinga
Apesar da ausência de casos registrados na cidade, a Secretaria de Saúde de Restinga mantém-se vigilante. A prefeitura realiza desinfecção semanal em áreas públicas e, para evitar aglomerações no posto de saúde, a vacinação contra a gripe está sendo feita em domicílio. A partir da segunda-feira seguinte, a distribuição de máscaras também será iniciada, com modelos reutilizáveis para idosos e descartáveis para o restante da população.
Leia também
Essas medidas demonstram o empenho da prefeitura de Restinga em manter os baixos índices de Covid-19, em linha com as estratégias adotadas em outras cidades da região. A cidade segue atenta à situação epidemiológica e se mantém preparada para enfrentar eventuais desafios.


