Especialista do Hospital das Clínicas explica que resultados apontam avanço na funcionalidade do medicameto
Nesta semana, o governo do Estado anunciou resultados promissores da vacina Coronavá. Os testes apresentaram alta segurança, com a maioria dos voluntários relatando poucos ou nenhum efeito adverso.
Resultados animadores em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, uma das fases de testes foi realizada com profissionais de saúde. O Dr. Eduardo Coelho, médico e coordenador da pesquisa, detalhou os resultados em coletiva de imprensa. O estudo, inicialmente projetado para um ano e 50% de eficácia, pode terminar antes do prazo previsto, caso a eficácia da vacina se mostre superior à esperada.
Incidência de coronavírus abaixo do esperado
A incidência de coronavírus entre os participantes do estudo (profissionais de saúde, portanto expostos ao vírus) foi significativamente menor que o previsto. Enquanto estudos médicos apontam uma taxa de infecção entre 2,5% e 5%, o estudo registrou apenas 1%. Isso pode ser atribuído tanto à eficácia da vacina quanto aos cuidados adicionais tomados pelos participantes.
Leia também
Participe da pesquisa!
Até o momento, 500 voluntários foram vacinados, mas a pesquisa continua com vagas disponíveis. Profissionais de saúde que trabalham diretamente com pacientes com Covid-19 são convidados a participar. Para mais informações e inscrição, ligue para o HC pelo telefone 3602-2883. Uma entrevista completa com o Dr. Eduardo Coelho será veiculada no Giro CBN, às 14h, com mais detalhes sobre a pesquisa e a possibilidade da vacina estar disponível à população ainda este ano.



